Uma jornada em busca do UX Writing!

Marcia Campos
5 min readApr 15, 2021

--

A saga profissional de uma apaixonada

Estou aqui para contar que me apaixonei! ❤ Sim, o UX Writing entrou com tudo na minha vida e não pude resistir aos seus encantos! E olha que ainda nem migrei, mas me sinto cada dia mais ligada à essa área.

Como tudo começou!

Vamos começar do começo hahaha…sempre gostei muito de ler e escrever, na escola fazia as melhores redações. Na hora de escolher a faculdade, não pensei duas vezes, tinha que ser algo que me proporcionasse continuar escrevendo, mas finalmente de uma maneira profissional.

Bancada-jornais
A imagem de fundo está desfocada, há uma bancada e jornais amontoados.

Então, escolhi o Jornalismo. Ah, amei de cara! Aprendi bastante, tive excelentes professores. Trabalhei em um canal comunitário de TV na cidade onde moro (na parte de pesquisa e produção de um programa), escrevi para jornalzinho de bairro, trabalhei em assessoria de imprensa e fui seguindo sempre na parte de redação.

O digital no Brasil foi crescendo e acabei entrando em um grande e-commerce, e adivinham em que área? Conteúdo, senhoras e senhores! Rs…Não poderia ser diferente! Os textos passaram a ser de produtos, os mais variados possíveis. A missão era transformar informações técnicas dos fornecedores em uma linguagem acessível aos usuários. E, diga-se de passagem, curti bastante!

Fui me aprimorando nos macetes varejistas, saí de onde estava (B2W) e parti rumo ao Pontofrio (na ocasião ainda não fazia parte da Via Varejo, mas também fiz parte da Via…sim, tenho muito estrada! Kkkk).

estrada-infinita
Gif estrada infinita. Ao redor há árvores. Fonte: Pinterest

Com o tempo e movimentos no trabalho, senti a necessidade de buscar algo novo, e voltei aos bancos universitários para cursar pós graduação em Marketing Digital. O primeiro impacto com a área foi de empolgação (gente, sou mega empolgada quando gosto de algo, quem me conhece sabe..rs..), me deparei com o desafio de aprender os termos de marketing.

Brainstorm pra cá, briefing pra lá, bugdet, brand equity, métricas, leads (que em jornalismo era o: quem, onde, porque e como, que tinha que ter logo no começo do texto, e em mkt é o possível cliente…rs…)SEO, ToFu, MoFu, Bo-fu(parece nome daqueles queijos sem graças haha)…entre outras terminologias.

Foi um ano e meio de muito aprendizado, virei uma entusiasta de SEO, e os textos para blog passaram a ser ainda mais efetivos, priorizando não somente o que os usuários precisavam saber, mas redigindo de uma maneira que os mecanismos de busca também pudessem encontrar o meu texto. Claro, que não há uma fórmula mágica para que isso aconteça, mas sempre vou em busca de seguir as boas práticas pra atingir os melhores resultados possíveis.

Mesa redonda com um notebook, óculos e copo de café. Mulher negra está segurando um smartphone em uma das mãos e outra posicionada no mousepad do notebook. Fonte:Nappy

Amor à primeira vista ou à primeira pesquisada?!

No final de 2019, estudando e pesquisando como de costume, me deparei com o termo UX Writer. Pensei, ué, o que é isso? Vou ver! Me interessei, já passei pra uma amiga minha ver também, e até ela ficou entusiasmada com esse novo cenário que se abria aos nossos olhos. Acontecia alguns meetups em Sampa, mas por trabalhar um pouco longe, não conseguia chegar em tempo.

Mas, eis que surgiu a oportunidade de participar de um workshop do Bruno Rodrigues, na FIAP, e lá fui eu! Foi um final de semana maravilhoso! O Bruno tem uma didática ímpar! Para quem quer conhecer um pouco mais sobre a área, recomendo (aliás, quem sou eu na fila do pão pra recomendar, né? Rs…mas, acreditem, geral da área de UXW recomenda o Bruno).

Em 2020 continuei pesquisando, lendo bastante, seguindo algumas pessoas da área, vendo vídeos, tentando colocar algumas práticas na minha rotina de trabalho, e queria imensamente fazer um outro curso mais longo, para me aprofundar em UXW. Sempre dei preferência a cursos presenciais, por gostar do contato com as outras pessoas, a troca que a gente ganha não tem preço! Mas, infelizmente veio a pandemia, como bem sabemos e mudou muita coisa. Tivemos que forçadamente nos adaptar a um novo cenário, caótico, triste…e algo também adormeceu dentro de mim, e acabei deixando a ideia de curso em stand by.

Mais um capítulo dessa história de amor!

E esse ano (2021), muita coisa continua igual, algumas melhoraram e outras nem tanto…E seguindo a jornada, na empresa em que trabalho atualmente, surgiu a oportunidade de trabalhar em um projeto de redefinição/redesenho do site com uma empresa especializada em UX Designer. E a mim, coube a missão de fazer as vezes de UX writer. E já sabem né, paixão antiga sempre mexe com a gente! Rs…me debrucei no projeto e curti demais a troca com a equipe contratada.

Me despertando o interesse de buscar mais e mais conhecimento. Bora pesquisar cursos! Achei um com duração de uma semana, conteúdo bacana, mas foi cancelado por falta de quórum. Lamentei, mas como o remarketing/retargeting das empresas não estão aí pra brincadeira! Fui “flechada” com um anúncio da Awari.

What´s Awari? Rs….É uma escola digital de tecnologia, bem diferenciada, com profissionais de mercado e mentorias individuais (não é publi, mas poderia ser! Rs…Awari, me patrocina ou dá um descontão no curso! rs…)

Meu! Já de cara, o atendimento inicial para saber do curso foi sensacional! Eles fazem um onboarding com quem demonstra interesse no curso, explica tudo direitinho. Rola um papo por vídeochamada para alinhar as expectativas. O curso oferece duas aulas semanais ao vivo, e ficam gravadas. Oferece também uma mentoria semanal, com base no seu perfil, a Awari te dá 3 possíveis opções pra escolher e rolar um match perfeito! Todos os profissionais são excelentes, fica até difícil optar por um deles.

Inicie o curso faz 3 semanas e estou cada dia mais apaixonada, entusiasmada com o que venho aprendendo. E louca para migrar totalmente para essa área e colocar a mão na massa, e me entregar a esse sentimento! Essa história de amor está apenas começando e já tenho a certeza que será duradoura ❤.

Em breve mais capítulos dessa jornada. Se quiser me acompanhar, embarque comigo nessa saga. Vamos nos conectar? Está no mesmo caminho ou já passou por isso? Se quiser, comente aqui ou pelo meu Linkedin. Bora bater um papo?!

Abraços e vamos que vamos!

--

--

Marcia Campos

Jornalista por paixão e formação. Amo ler, escrever, pesquisar e estou sempre em busca de aprendizado.